Você já fez algum curso a Distância?

terça-feira, 23 de agosto de 2011

A comunicação nos Espaços Virtuais

A COMUNICAÇÃO NOS ESPAÇOS VIRTUAIS


Desde os tempos mais remotos o ser humano estabelece a comunicação entre seus pares, utilizando tanto a escrita quanto a fala, para se comunicar e expressar seus sentimentos e idéias. Com o advento das novas tecnologias de informação e comunicação as relações interpessoais assumiram uma nova “roupagem”, através da imensa variedade de recursos disponíveis na Web, como: blogs, e-mails, sms, msn, fóruns, twitters, orkuts e tantos outros que ainda virão a surgir; para proporcionar em uma sociedade globalizada receber e enviar com rapidez uma grande variedade de informações.
Mas nem tudo é perfeito!  Esse espaço virtual também pode afugentar e isolar os indivíduos, intimidando-os a mostrar a sua verdadeira identidade psicológica, criando assim arquétipos de acordo com a aceitação do outro. Uma realidade simulada que não condiz com a complexidade dos relacionamentos da vida real. É neste contexto irreal que cresce a cada dia as “tribos cibernéticas”, cada uma a “gosto do freguês”. Um local onde a comunicação é superficial e dificilmente traz mudanças significativas em seus participantes.
Assim, novas atitudes e comportamentos são incorporados por essa geração cibernética, que tem um tipo de sociabilidade própria, para cada ambiente virtual; seja em uma sala de bate papo ou em um fórum de discussão nos cursos de EaD. Entretanto não podemos menosprezar a importância que as NTICs trouxeram para a sociedade globalizada, estreitando distâncias e tornando possível a difusão de ideologias e diferentes posicionamentos políticos. Um espaço democrático, onde a troca de informações favorece a construção do conhecimento de forma autônoma.

Adriana da Silva Maria Pereira aluna do curso de Pós-graduação da UFF em EaD e tutora virtual da ONG/GEDAM

Um comentário:

  1. Enfim, o ultimo parágrafo diz tudo,a EaD traz consigo a globalização, a democratização e a construção do conhecimento de forma autonoma ,ela favorece a troca de informação socializando o individuo.

    ResponderExcluir